Por Daniela Cartoni
A aprendizagem por parte de adultos ou jovens adultos (princípios da Androgogia) depende de avaliações que levem a construir o conhecimento a partir dos pontos fortes e fracos, sendo que ambos os aspectos merecem ser destacados de maneira positiva. O aluno que percebe um olhar acurado sobre a qualidade do seu trabalho por parte dos tutores tem a possibilidade de saber exatamente em que precisa se aperfeiçoar.
A aprendizagem por parte de adultos ou jovens adultos (princípios da Androgogia) depende de avaliações que levem a construir o conhecimento a partir dos pontos fortes e fracos, sendo que ambos os aspectos merecem ser destacados de maneira positiva. O aluno que percebe um olhar acurado sobre a qualidade do seu trabalho por parte dos tutores tem a possibilidade de saber exatamente em que precisa se aperfeiçoar.
Além disso, as sugestões sobre como melhorar o desempenho acadêmico devem ser específicas e tratar dos assuntos com profundidade, apontando caminhos onde buscar mais informações confiáveis e úteis para avançar.
Os alunos têm diferentes necessidades, expectativas e experiências educacionais. Quanto mais for possível estabelecer vínculos entre suas vidas profissionais, familiares e de outros âmbitos com os objetivos de aprendizagem propostos, mais se identificarão com o curso.
Um problema sério em cursos a distância é quando alunos se sentem apenas parcialmente respondidos ou não-respondidos. É preciso atenção para evitar o retrabalho e a insatisfação que pode prejudicar as relações no âmbito da turma. É importante a auto-avaliação dos tutores sobre como são as comunicações que emitem. Verificar se as mensagens foram redigidas com clareza, que remetam às questões enfocadas, gramaticalmente corretas, objetivas, mas não monossilábicas;
Da mesma forma, o humor certamente é uma característica que é parte dessas relações a se estabelecerem, sendo bem-vindo e administrado para manter saudáveis as relações.
Em linhas gerais, a função do Professor-Tutor é conduzir o aluno ao processo de construção do conhecimento. Para isso, é necessário organizar e dirigir as situações de aprendizagem, bem como a construção de novas competências associados à EAD, como:
- Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem;
- Trabalhar considerando as representações dos alunos;
- Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem;
- Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas;
- Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento Usar exemplos pessoais para estimular a discussão, sem tornar o ambiente virtual de aprendizagem num consultório de terapia, mas capaz de humanizar
É importante que o docente online faça sempre uma auto-reflexão, a partir de pergunta que interfere na mediação pedagógica. Alguns questionamentos que podem ajudar:
“Como valorizar adequadamente as discussões e participações propostas para que se fortaleça o ambiente adequado à aprendizagem?”
“As discussões e tarefas propostas colaboram com o cumprimento dos objetivos de aprendizagem propostos? São suficientes para tanto ou devem ser complementadas?”
“Quanto tempo em média é necessário para que os alunos cumpram com as atividades propostas?”
“Como criar meios sistemáticos para evitar o plágio e garantir a reflexão necessária por parte dos alunos?”
A principal forma de interatividade com os alunos decorre do uso dos fóruns do ambiente virtual de aprendizagem, sendo fundamental o papel desempenhado pelo Professor-Tutor com mediador pedagógico. A seguir, alguns elementos para reflexão e aprimoramento de nossas técnicas.
Atitudes a serem consideradas para mediação pedagógica:
- Manter contato não superficial e regular com alunos (respeitando os prazos estabelecidos pela instituição para retorno às mensagem), capaz de estabelecer relacionamentos produtivos entre o grupo
- Exercer como princípio de atuação o respeito para com a realidade dos alunos e a consciência de que possuem necessidades, anseios e desafios próprios;
- Colaborar sem paternalismo para que os alunos tenham condições de encontrar soluções para suas dificuldades, ser problematizador sem se tornar evasivo ou incoerente;
- Ser claro a respeito de suas expectativas e seus limites, divulgar e cumprir as regras do relacionamento e da comunicação;
- Respeitar a confidencialidade e não expor fraquezas ou erros que possam desmotivar os participantes
- Valorizar os melhores e mais esforçados para criar uma cultura de autoaperfeiçoamento entre estudantes;
- Aprender com seus colegas, alunos e outros participantes dos processos educacionais e compartilhar coletivamente suas melhores experiências.
Dicas para o uso adequado do fórum
Neste sentido, considero que a atuação do professor/mediador para tornar um fórum interessante inclui:
- Integração das mensagens e aspecto de unicidade (para que todos sintam que estão participando do mesmo fórum e não conversas diferentes no mesmo espaço, evitando uma “Torre de Babel”
- Organização do fórum: aplicação do “5S” (uma menção à técnica de organização e limpeza usada na área de gestão organizacional) que auxilia na visualização das mensagens e agrupamento de idéia.
- Estímulo à independência dos participantes (para que busquem informações complementares e também se sintam à vontade para responder as colegas)
- Despertar a curiosidade sobre o assunto e o interesse pelo tema
- Fornecer informações complementares ao material básico apresentado nos cursos, de acordo com o andamento do debate e perfil da turma. Indicar leituras e outras fontes de conhecimento, auxiliando o aluno a obter informações, procurar dados, pesquisar conteúdos e organizá-los;
- Lançar questões desafiadoras, que estimulem o espírito crítico ou guardem relação com a prática ou aplicação do que está sendo discutido.
- Reconhecer e gerenciar heterogeneidades do grupo, mediando conflitos (se houver)
- Identificar problemas, mas também qualidades e potenciais dos alunos, valorizando experiências e relatos pessoais.
- Conscientizar o aluno de que deve fazer uma boa gestão do seu tempo e avaliar seu próprio desempenho na metodologia.
- Estimular o trabalho em equipe, mantendo a sensação de pertencimento e coesão do grupo.
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